sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Natal a quanto obrigas: Uma Espécie de Bolo Rei

Todos os anos na época do Natal eu, Ni, deparo-me com o mesmo problema: como comer bolo rei sem que as pessoas olhem para mim de forma estranha?! Passo a explicar.
Detesto, abomino, frutas cristalizadas. Acho que aquilo é tudo menos fruta, sendo que os Bolos Reis estão literalmente inundados desta "espécie". Então, sempre que vou comer uma fatia, literalmente, desfaço o bolo em pequenos pedaços, retiro esta "espécie" de nociva e como apenas as partes com frutos secos.

Então perguntam-se, porque não compras Bolo Rainha que é só de frutos secos?! Porque, além de achar que a massa é diferente, este bolo tem imensas nozes e, infelizmente, este fantástico fruto oleaginoso coloca-me em choque anafilático.

Então, resolução de 2017 na cozinha? Confeccionar uma espécie de Bolo de Rei que se adeqúe a mim.

Como fiz?! Aqui vai...

Para a massa:
* 750 g de farinha Branca de Neve

* 100 g de açúcar
* 120 g de manteiga amolecida
* 40 g fermento de padeiro
* 200 ml de água morna
* 1 pitada de sal
* 4 ovos classe M (ou 3 classe L)
* raspas de 1 laranja (guarda a laranja

Como rechear:
* 400 g de frutos secos: avelãs, amendoas, cajus, amendoins, pinhões (e claro, nozes para quem puder)
* 50 g de arandos secos/ sultadas
* 50 g a 75 g de figos secos
* 5 colheres de sopa de vinho do porto
* laranja laminada
* açúcar de confiteiro

Primeiro, mistura o fermento com a água morna e reserva.

Segundo, pica os frutos secos e "tempera" com o vinho do Porto. Deixa repousar esta mistura enquanto vais "por as mãos na massa".

Numa taça grande, coloca a farinha e faz um buraco no centro. Aqui deitas o açúcar, a raspa de laranja, os ovos, o sal e manteiga amolecida. Com ajuda de uma espátula, misturas e por fim, vertes a mistura com o fermento de padeiro. Vais formar uma espécie de bolo, pegajosa.



Numa bancada, polvilhas com farinha, vertes a massa e prepara-te para amassar até que deixe de ficar pegajosa. Vai polvilhando com farinha para ser mais fácil trabalhar a massa.
Quando a massa deixar de rolar, forma uma bola e com a ajuda de um rolo, estende a massa.
Com a massa estendida, verte a mistura de frutos secos e coloca as sultanas, arandos e figos a gosto sobre a massa. Fecha a massa e volta a amassar para distribuires os frutos pela massa.



Por fim, forma novamente uma bola, coloca numa taça, cobre com um pano seco e deixa repousar durante, minimo aceitável, 4 horas (ela vai duplicar de tamanho).

Por fim, está na hora de retirares, amassares, mais um pouco e fazer um buraco no meio. Decoras com frutos secos, como figos, e eu coloquei laranja aos gomos, sem casca. Pincela com ovo e voilá, segue para o forno.

Forno pré aquecido a 180º durante 40 minutos e...delicia-te com o resultado final!


Nhamiiii!!!

Ni...

Sem comentários:

Enviar um comentário