sexta-feira, 2 de junho de 2017

Lombelo com Molho Cubano

Em cada post que faço coloco um bocadinho de mim, um bocadinho de ti, um bocadinho de nós. A esta hora já se devem saber que o meu gosto pela culinária vem da minha avó Amélia, que tenho uma irmã que adora brócolos, um "marido" que adora a minha comida, que corro para me manter em forma, que não tenho filhos e sim dois cães.
Estas são algumas coisas que sabem de mim e hoje decidi partilhar convosco mais uma das minhas "coisas": eu adoro viajar!


Ora, o ano 2015 foi o ano dos casamentos daquelas pessoas "especiais" e, por muito que tivesse aquele "sonho" de eu e ele numa praia com o nosso Ted, a nossa decisão foi não casar, com uma condição: tínhamos que ter uma Lua de Mel!!!

Mapa mundo, fechar os olhos e escolher?! Foi mais ou menos assim...Destino: Cuba!!! Porquê? Aquela ideia de entrar num país que ainda hoje vive numa ditadura, onde as pessoas idolatram o seu líder e acima de tudo, conhecer uma cultura e pessoas diferentes, que têm tanto para te ensinar e outro tanto para viver.



E o porquê desta pequena introdução?! Porque o prato que vos deixo hoje tem as suas origens em Cuba, partilhado pelo nosso guia turístico nas suas longas divagações sobre a vida e gastronomia cubana, na qual me apercebi que os cominhos são o rei de todos os temperos.

Precisas:
* 1 lombelo de porco (500 g)
* Raspa de meia laranja
* sumo de uma laranja
* pimenta q.b.
* sal q.b.
* 4 colheres de chá de coentros
* 4 a 6 colheres de sopa de azeite
* 1/2 colher de açúcar amarelo
* 4 dentes de alho
* 1 colher de sopa de oregãos
* 2 colheres de sopa de cominhos
*  folhas de menta

Começa por temperar o lombelo inteiro com sal e pimenta. Reserva

Numa taça. mistura os oregãos, cominhos, coentros, alho picado, azeite, o sumo e a raspa da laranja. Mexe e acrescenta o açúcar amarelo e as folhas de menta. Verte sobre a carne e deixa marinar 30 a 40 minutos.


De seguida, dispõe o lombelo inteiro sobre um tabuleiro de ir ao forno. Pré aquece a 180º, baixa a temperatura para os 150º e deixa assar lentamente durante 80 a 90 minutos. Retira, fatia e dispõe novamente no tabuleiro e leva ao forno por mais 20 minutos para dourar.



Ficas com um aroma adocicado pela cozinha e o paladar parece sentir sabores não antes experimentados.
Acompanha com uma salada e arroz branco.



PS: este molho cubado também pode ser usado para grelhados na brasa, que ficam verdadeiramente divinais e sabem bem nesta altura do Verão em que não nos apetece usar o forno. Experimentem.




Já agora, bom fim de semana com muita comidinha boa!!!!

Ni

Sem comentários:

Enviar um comentário