sábado, 27 de maio de 2017

Lombos de Pescada ao Vapor com Molho de Camarão

Eu adoro, mas adoroooooo peixe!!! 

Cresci entre as praias de água cristalina e areia branca de Moçambique, nas quais via os barcos ao longe com pescadores e as suas redes à procura do melhor peixe. Se esperasse pelo final do dia, naquele momento em que sol parece tocar na água lá no infinito, lá vinham aqueles homens e meninos a subir pela areia, com peixes de todos os tamanhos, formas e feitios, ainda a respirar, presos uma fina linha e anzol, às costas.
Encontrava desde garoupa a raia, de lagostas a lagostins, prontos para sairem daquele mar e irem directos para a tua mesa de jantar. 

Hoje em dia as coisas já não são assim! Já não vejo os pescadores a sair do mar com o peixe acabadinho de apanhar e a maior parte das vezes já não encontras peixe de mar na maioria dos hiper ou mercados aos quais vais. Mesmo assim, continuo a relembrar com saudades estes meus tempos de menina, com a pele morena do sol,a correr por aquele mercado feito de canas de açúcar, onde tudo parecia tão feliz.

Hoje, compro no mercado, escolho e selecciono de acordo com os meus gostos e da minha metade. Opto às vezes pelos ultracongelados, por já virem sem espinhas, e facilitarem o processo de cozinhar em 20 minutos.
 E hoje, a receita que vos deixo é de Lombos de Pescada ao Vapor, acompanhados com molho de camarão.

Ingredientes:
* 1 embalagem de lombos de pescada (seis lombos, sem espinhas, sem pele)
* coentros
* sal & pimenta
* 12 camarões
* 1 cebola média
* 1 colher de chá de pimentão doce
* 1 colher de sopa de polpa de tomate
* 2 colheres de sopa de queijo creme (tipo philadelphia)
* azeite q.b.
* 1 colher de café de alho em pó
* salsa q.b.
* 50 a 75 ml de cerveja

Começa por temperar os lombos de pescada com sal, pimenta e coentros a gosto enquanto a água ferve. Depois, coloca o teu adaptador para cozinhar a vapor, cerca de 20 minutos e ficam prontos.


Enquanto isso, numa frigideira colocas um fio de azeite, a cebola cortada em luas e o alho em pó. Deixas alourar ligeiramente e acrescentas o camarão (eu coloquei descascado), vertes a cerveja e acrescentas o pimentão doce, a polpa de tomate e temperas com sal e pimenta e gosto. Deixas cozer por 5 a 7 minutos. Quando levantar fervura, colocas o queijo creme e mexes até ele se misturar com o  molho. Mais uma vez, deixas levantar fervura e prontissímo!!!



Dispõe os medalhões de pescada sobre um tabuleiro  e coloca os camarões com o respectivo molho por cima, polvilhado com salsa fresca!

Eu aproveitei o cozinhar a vapor para cozer umas batatas e acompanhei com uma salada de rúcula e tomate cherry!

Jantar de fim de semana mesmo a meio da semana, pronto em 25 minutos!


Comer!!! Uma das melhores actividades do mundo

Ni



Sem comentários:

Enviar um comentário