sexta-feira, 19 de maio de 2017

Frango L'Orange

Eu e o Tobias não somos os tipicos casais de almoços de Domingo nos pais. 
A vida não nos permite tal proeza e, honestamente, apesar de os adorarmos, preferimos fins de semana menos rotineiros e sem obrigações familiares.

 Existem aquelas ocasiões especiais em que decidimos tornar-nos um casal como tantos outros (são raras as vezes, mas acontecem) e trocamos o nosso sossego de Domingo por uma mesa farta e rodeada pelos nossos familiares. O Dia do Pai/ Mãe é um desses dias.

Então fica no ar a questão, que almoço vamos nós fazer para recebe-los? O típico assado de domingo? Uma feijoada? Resolvi usar o forno para colocar em prática uma série de pratos novos, sendo que aquele que mais se destaca é o meu Frango Especial, com laranja e mostarda. Vamos lá descobrir como se faz...

O que precisas (para seis pessoas)
* 2 frangos (inteiros ou em metades)
* 2 a 3 laranjas suculentas
* 3 colheres de sopa de mostarda Dijon
* 2 colheres de sopa de mel
* 2 dentes de alho
* 1 cebola grande
* 1 alho francês
* sal & pimenta q.b.
* 1 ramo de tomilho
* 1 malagueta
* azeite q.b.

Primeiro, tempera o frango com sal e pimenta. Reserva.

Segundo, numa taça, colocas o alho finamente picado com a malagueta. Acrescentas a mostarda, o mel e o sumo de 3 laranjas suculentas (mais ou menos 100 ml). Mistura bem.



Tempera o frango com sal e pimenta a gosto, vertendo o preparado anterior sobre o mesmo. Atenção, quando inteiro, lembra-te de temperar o interior. Repousa por 30 minutos num recipiente fechado.



Corta a cebola e o alho francês às rodelas. Pincela o fundo de uma assadeira com azeite e dispõe a cebola e o alho por cima, completando com rodelas de laranja. Coloca o frango e cobre com a marinada do recipiente. Espalha uns ramos de tomilho fresco sobre o frango.

Leva ao forno pré aquecido a 180º durante 50 a 60 minutos. Vai regando com o molho para não ficar seco.

E voilá, eis o nosso Frango L' Orange!

Acompanhei com a Salada de Couve Flor & Brócolos com Molho de Mornay e... surpreendi a famelga com um puré de batata doce (deixo essa receita para a próxima)!!!


Bom fim de semana!

Ni

Sem comentários:

Enviar um comentário