quinta-feira, 25 de maio de 2017

Cavacas de Margaride

Hello,

Eu sei que a Páscoa já passou, mas para mim todos os dias são dias de cavacas. Aquele docinho branco, amarelo, achatado, coberto com glacê de açucar vendido nas feiras e festas populares sempre despertou em mim o meu gosto pela gulodice. 
Não sou aquela mulher que come um doce apenas porque sim. Para mim, qualquer doce deve ser apreciado, namorado e saboreado. Deve ser comido apenas quando há vontade e naquele momento em que sabemos que vai ser devidamente apreciado.
Ora eu, Ni, gosto de cavacas das festas no chá com os amigos ou nos pic nics. Para mim, é aquele bolo meio bolacha, fofo e fresco, que se desfaz em contacto com a boca e que torna o fim de uma refeição perfeita. 
Precisa apetecer para comer, mas quando os vejo não me mostro capaz de lhes resistir. Por isso mesmo, resolvi esta Páscoa presentear-me (e aos meus mais que tudo) com este doce feito em casa. Admito que valeu a pena o trabalho, a loiça suja e a espera para os saborear, pois a partir de agora não há mais cavacas de compra cá em casa.

Adaptei a receita do site Doces Regionais, pelo que acredito que existem inúmeras receitas e formas de as confeccionar.

Aqui fica a minha receita:
* 175 g de farinha de trigo (usei para bolos)
* 100 g de açucar amarelo (receita original diz 200 g)
* 3 ovos inteiros
* 4 gemas (usa as claras para fazer suspiros)
* raspa de 1/2 limão
* 1/2 colher de café de canela

Começa por colocar na tua misturadora os ovos inteiros, gemas e o açúcar. Mãos à obra e bate a velocidade média cerca de 20 minutos.




A tua mistura deve ser esbranquiçada, fofo e sobretudo ter duplicado o tamanho.
Acrescenta a canela, raspa de limão e a farinha (peneirada), misturando tudo com ajuda de uma vara de arames.


Com ajuda de uma concha, verte pequenas quantidades de massa num tabuleiro forrado com papel vegetal.


Leva ao forno pré aquecido a 180º por 10 minutos.
Retira e deixa arrefecer.



Enquanto arrefecem, prepara o glacê:
* 1 clara
* 150 g de açúcar de confiteiro
* 1 colher de chá de sumo de limão

Começa por bater a clara e vai acrescentado o açucar pouco a pouco. Adiciona o sumo de limão.

Com ajuda de uma colher, coloca parte do glacê no centro do cavaca e espalha, formando movimento circulares.


Deixa secar e depois...come!!! Ficam tão boas!!!!



Para mim é sempre dia de comer Cavacas!!!

Ni

Sem comentários:

Enviar um comentário