terça-feira, 15 de novembro de 2016

Tentação de Chocolate

Na semana passada, no dia de São Martinho, 11 de Novembro, uma amiga comemorou os seus 35 anos. Para não deixar passar em branco essa data, lá fomos jantar e soprar as velinhas. O bolo, como seria de esperar, ficou a cargo aqui da Ni, em que o único pedido da aniversariante foi mesmo ser de...Chocolate!

Para isso, pesquisei os meus "compinchas", entenda-se livros e revistas de receitas, e acabei por fazer a Tentação de Chocolate, receita da revista mensal do Lidl, do ano 2014.

Aqui vai!!!

Precisas:
* 200 g de açucar (a receita diz 300 g)
* 200 g de farinha
* 100 ml de óleo
* 200 ml de água a ferver
* 6 ovos
* 125 g de chocolate em pó
* 1 colher de chá de fermento em pó

Como sempre, começo por barrar uma forma redonda com manteiga e polvilhar de...chocolate em pó em vez da habitual farinha (desenforma com facilidade).

Depois, duas taças, separo as gemas das claras. Bati as gemas com o açúcar. Quando formar um creme homogéneo, acrescenta o óleo em fio (devagar devagarinho) e sem deixar de bater.

Acrescenta, lentamente, a farinha e o fermento em pó, sem nunca parar com a batedeira (sim, cansa para quem não tem um robot de cozinha, tem que ser). No final, adiciona à mistura o chocolate em pó e continua a bater.
Neste momento tens um mistura espessa, sem grumos, à qual vais adicionando a água quente, em fio, para não formar bolhas.

Por fim, acrescentas as claras batidas em castelo e mistura suavemente.

Levas ao forno, pré aquecido a 180º, durante 40 minutos.

Retira, deixa arrefecer e desenforma.

Como era um aniversário, derreti uma tabelete de chocolate branco, verti sobre o bolo já arrefecido.

Admito, ficou um bolo de chocolate, húmido, fofo e absolutamente delicioso.






Sem comentários:

Enviar um comentário