segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Doce de Abóbora Homemade

Gosto dos aromas que se espalham pela casa quando estás a cozinhar.

Gosto dos aromas quer eles sejam doces, quer sejam salgados.
Gosto do sentimento que crias desses mesmos aromas e as expectativas que surgem para finalmente provares o resultado final. Simplesmente gosto.

Lembro-me de aromas da minha infância, do arroz amarelo da minha avó Amélia, que ainda hoje não consigo fazer igual, ou mesmos dos aromas da cozinha da minha Tia Lurdes, que fazia compota de tomate e marmelada caseira. São estes aromas que guardo nas minhas memórias de infância e que tento recriar na minha cozinha.


Como estou mais nostálgica, decidi voltar às memórias de infância e seguir a receita de doce de abóbora de um daqueles que foi um mestre de culinária da televisão portuguesa, Manuel Luís Goucha, que embora hoje não aprecie o género televisivo que faz, continuo a ser verdadeira fã dos seus tempos de "cozinheiro da tv" e recordo com carinho o encontro imediato que tive com este senhor no aeroporto do Porto, ao qual chamei "Sr. Manuel Luís Troucha".

A receita original diz:
* 1 kg 500 g de abóbora menina descascada
* 1 kg de açúcar (eu usei apenas 750 g)
* 1 vagem de baunilha (não coloquei)
* 3 paus de canela
* 1 cálice de vinho do porto
* raspa de 1 laranja

Eu decidi acrescentar nozes picadas.

Como fazer?!

Numa panela colocas os cubos de abóbora, os paus de canela e a raspa de laranja.
Acrescenta o açúcar amarelo e rega com um belo cálice de vinho do Porto.
Tapa e deixa cozinhar em lume brando por umas 2 a 3 horas. Vai mexendo o doce, para que não queime e não cole.
Deixa o doce chegar ao "ponto de estrada" e engrosse.
Retira os paus de canela, adiciona as nozes, e enche os teus frascos, hermeticamente fechados.

Fica delicioso com queijo, requeijão ou mesmo para barrar os teus crepes, panquecas e waffles.












Sem comentários:

Enviar um comentário