quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Almondegas de Frango com Alecrim & Paprika

Cá em casa tentamos evitar ao máximo comida processada: hamburguers, batatas pré fritas, nuggets, salsichas, entre outros. Não estou a dizer que não gostamos, mas evitamos, porque muitos destes alimentos estão carregados de más gorduras, péssimos hidratos e repletos de sal e ingredientes na sua composição que são tudo, menos aquilo que dizem ser.

Por isso, sempre que tenho oportunidade, sou eu que faço os nossos hamburguêrs e almondegas, evitando aquelas carnes de segunda (e muitas vezes já passada dos talhos) e aqueles ingredientes mistério que não sabemos o que são.
Moedor de Carne Fusion da Tupperware
E como a minha mummy querida me oferecem um picador de carne manual da Tupperware, eis que ontem decidi fazer umas almondegas especiais para jantar, com recurso à minha horta de varanda, onde apanhei alecrim fresco.

Precisas (12 almondegas):
* 2 peitos de frango
* 3 dentes de alho
* sal
* pimenta
* 2 colheres de sopa de paprika
* pimento picado q.b.
* 1 ramo de alecrim fresco picado

Começa por picar a carne. Acrescenta o sal, pimenta, os dentes de alho picados, a paprika, o pimento e claro as folhas de alecrim finamente picadas. Mistura tudo com ajuda de uma colher e reserva 10 minutos.


Eu não acrescento farinhas, nem ovos às minhas almongedas ou hamburguers, porque simplesmente não se desfazem quando começo a cozinhar. Porquê? Porque uso carne fresca e os condimentos que utilizo fazem a ligação entre a mesma.

Forma pequenas bolas com as mãos, de mais ou menos 5 cm de diâmetro.




Numa frigideira, com azeite, quando estiver a ferver, coloca as almondegas a fritar. Retira e coloca sobre papel absorvente.



E voilá, ficam absolutamente deliciosas. O alecrim dá-lhes um sabor e um aroma que se espalha por todos os cantos da tua cozinha.


O nosso acompanhamento foi a pizza de curgete, que completou de forma sublime este prato. Podes encontrar a receita aqui no blog.



Sem comentários:

Enviar um comentário