segunda-feira, 11 de julho de 2016

Eu adoro piqueniques e vocês??? Bolinho de Requeijão

Já se começa a perceber que eu sou fã de algo que caiu em desuso nos últimos anos, principalmente por parte das pessoas da minha geração (+30 anos) e que os mais jovens começaram a adoptar e os mais velhos continuam a praticar. Estou a falar dos pic nics (ou piqueniques), que eu fazia em pequena na companhia dos meus familiares, que eram capazes de montar uma mini cozinha em pleno parque para fazer grelhados, juntamente com mesas recheadas por belos petiscos capazes de causar inveja a muitos daqueles que se sentavam nas mesas ao nosso lado.
Petiscos da Tupperware Summer Party!!!

Eu este semana voltei a ter um pic nic, desta vez fui convidada pela minha prima caçula (e afilhada de casório) para participar numa Summer Party Tupperware, marca de utensílios domésticos para armazenar comida, descascar, entre outros utensílios essenciais ao nosso dia-a-dia de origem americana, de excelente qualidade (e que recomendo vivamente a sua aquisição).

Como tínhamos que dividir a lancheira por três meninas, fiquei responsável por preparar algumas das minhas especialidades, que desta vez passaram por:
* aproveitar as sobras do frango ao alhinho para fazer uma quiche de frango e courgette (que podes ver a variação em Receita Económica: o que fazer com o frango que sobra?!.

* os meus pães com chouriço, desta vez acompanhados por queijo (sugestão de uma leitora) e que podes ver a receita aqui no blog em Pão com Chouriço Homemade

* e, preparei um bolo, do  blog Para Cozinhar e livro de receitas favorito, da Joana Roque, conhecido como Bolo de Requeijão, mas que teve que sofrer algumas alterações. Por isso, deixo-vos aqui a minha receita adaptada.

Precisas:
* 250 g de requeijão
* 3 ovos
* 1 chávena de açucar (capacidade para 225 ml)
* 1 chávena de farinha de arroz (capacidade para 225 ml)
* 1 colher de chá de fermento em pó
* 3 colheres de sopa de leite (sem lactose)
* raspa de 1 limão

A primeira coisa que alterei foi a quantidade de açucar, que considero exagerada e depois adaptei-a para intolerantes à lactose e ao glúten, como é o meu caso, e acrescentei o limão porque dá aquele travo amargo que juntamente com o doce me deliciam.

Começas por?! Untar a forma com manteiga e farinha (eu usei uma tipo inglês).

Depois separar as gemas da claras e bater as claras em castelo (coloca-as no frio enquanto preparas o resto).

Esmaga o requeijão com as gemas e lentamente acrescenta o açúcar, o leite, a farinha e o fermento. Vai batendo com ajuda da batedeira entre cada ingrediente.
Com ajuda da espátula, mistura suavemente as claras com o preparado anterior. Verte para a forma e leva ao forno pré aquecido a 180º durante 35 minutos.

Deixa arrefecer no forno, retira, desenforma e...que não sobre fatia para contar história.

Atenção, o requeijão faz com que este seja um bolo húmido, mais "enqueijado" Por isso, tem atenção para ele não ficar demasiado seco.



Do meu forno para a vossa mesa

Ni

Para mais informações e encomendas dos produtos Tupperware, entrem em contacto através da página oficial no Facebook da COZINHA COM A NI











Sem comentários:

Enviar um comentário