quinta-feira, 5 de maio de 2016

Bolinhos de Bacalhau Ligth...no Forno

Eu adoro salgados e a cozinha tradicional portuguesa tem alguns bastante peculiares, como os rissóis de leitão, os croquetes, as empadas de carne e, como não podia deixar de ser, os bolinhos de bacalhau, feitos com o peixe que é considerado Rei dos pratos portuguesas (a Rainha penso mesmo que seja a sardinha).

No entanto, eu tenho sérios problemas com os bolinhos: os que se vendem, maioritariamente, são feitos com fécula de batata ou têm mais batata que bacalhau, o que faz com que seja algo caro para aquilo que realmente é servido. São mais "engana meninos".

O meu segundo problema é que são fritos e eu não faço fritos em casa (só em casos de extrema urgência culinária ou para pic nics).

Resumindo, estava eu a pensar como inovar um pouco um prato tão tradicional, tornando-o mais leve, menos calórico e mais amigo da minha cozinha, não deixando aquele cheiro de fritos espalhado, sendo que consegui criar algo que fica igualmente saboroso.

Para 8 bolinhos de bacalhau ligth (bem grandinhos) vais precisar:
  • 1/2 cebola
  • 2 dentes de alho
  • salsa q.b.
  • 1 posta de bacalhau
  • 1 couve flor (média)
  • 1 ovo
  • noz moscada q.b.

Passo 1:
Pica a couve flor na picadora (ou corta pequenina).
 
Passo 2:
Água a ferver: uma posta de bacalhau e na coadora de vapor, colocas a couve flor. Quando o bacalhau estiver cozido (cerca de 10 minutos), a couve flor também está.
 
Passo 3:
Na picadora, colocas a cebola, o alho e a salsa. Pica muito bem.
 
Passo 4:
Numa taça, coloca o bacalhau desfiado, a couve flor e o picadinho. Tempera com noz moscada e envolve tudo bem com a ajuda da espátula. Acrescenta um ovo batido e volta a envolver.
 
 
Passo 5:
Forma pequenas bolinhas ovais, com as mãos e coloca sobre papel vegetal (pincelado com azeite). Faz isso para todo o preparado (aproximadamente 8 bolinhos).
 
 
Passo 6:
Forno, pré aquecido a 200º, durante 25 minutos até ficarem dourados.
 
 
 
 
Eu servi acompanhado com salada de tomate (em cubos), temperada com sal, cebola picada e pickles. Obviamente que para o Tobias, tive que fazer arroz.
 
 
 
 
 

 

Depois digam-me como ficaram!!!

Ni

 

Visita a Cozinha com a Ni no Facebook

 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário