segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Rabanadas Ligth da Ni

Ora, eu quando era miúda adorava rabanadas. Um ano, no Natal, fiquei mal disposta e não comi rabanadas durante 15 anos. No ano passado, a minha mana desafia-me "prova uma das rabanadas da mamã, este ano estão mesmo boas!!!"
Assim o fiz. Estavam maravilhosas!
Problema da rabanadas: são fritas e ficam gordurosas, por isso pus-me a pensar como torna-las melhores para mim e para os outros?!

Li na página do nutricionista João Bravo uma receita de rabanadas ligth e então resolvi arriscar e usei  algumas das dicas da receita que ele postou (ver em Facebook Dr. João Bravo), um pouco dos truques da minha mãe e claro, o meu toque pessoal. Resumindo, mudei tudo...

Aqui vão as Rabanas Ligth da Ni

Precisamos:

  • 1 cacete de rabanadas (integral de preferência e com dois dias)
  • 1/2 l de leite
  • 2 cascas de limão
  • 2 paus de canela
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 cálice de vinho do Porto
  • 2 ovos
  • canela & açúcar em pó para polvilhar
Começa por aquecer o leite, com as cascas de limão e os paus de canela. Quando começar a ferver acrescenta o mel e o cálice de vinho do Porto. Mexe bem e retira.
Num prato fundo, bate os dois ovos e aproveita para cortar as fatias do cacete com cerca de 1,5 cm de espessura.
Verte o preparado do leite num prato de sopa: "embebe" bem o pão, de ambos os lados, passa pelo ovo e coloca num tabuleiro de ir ao forno forrado a papel vegetal. Faz o mesmo até terminar o leite e o ovo (aproveita para ligar o forno a 180º).
Forra um tabuleiro com papel vegetal, altera a temperatura para 200 º e leva as rabanadas durante 35 m a alourar no forno.
Retira, polvilha com canela e açúcar em pó...E já agora, come!!!



The Christmas sweet and golden bread made with love and a litle bit of courage to risk...

Bom apetite!!!
Ni

Visita a página da Ni no Facebook




Sem comentários:

Enviar um comentário