domingo, 1 de novembro de 2015

Índia in my kitchen: Caril de Frango

A minha mãe é uma excelente cozinheira. Com ela aprendi inúmeros pratos e muitos truques. Basicamente, adoro a minha mãe. 
Mas existe um prato que ela faz, fantástico, que o meu pai adora...Acho que todos lá em casa adoramos e até o meu namorado, que nunca tinha provado, ficou fá a primeira vez que comeu.

Hoje, domingo, decidi tentar fazer o prato especial da minha mãe, que ela aprendeu em Moçambique e hoje acompanha inúmeras das nossas refeições em família.

Especiaria tipicamente indiana, utilizada em inúmeros pratos, conhecido de uns, desconhecido de outros, o caril é aquele pó amarelo que faz a delícia dos meus...

Por isso,  Índia  to my kitchen...Caril de Frango.

Vamos precisar (para quatro pessoas):
  • 1 frango em metades
  • 50 g de caril em pó
  • meio pimento
  • 1 cebola pequena
  • 2 colheres de sopa de polpa de tomate
  • 2 latas de leite de coco
  • 2 dentes de alho
  • 1 malagueta
  • 1 bom punhado de salsa
  • sal q.b.
  • azeite q.b.
Vamos começar por cozer o frango em cebola e com dois dentes de alho. Quando estiver cozido, deixa arrefecer e desfia-o (eu fiz isto no dia anterior).

Depois, num tacho coloca um fio de azeite, a cebola, o alho e o pimento bem picados. Deixa refogar e acrescenta a malagueta, as duas colheres de polpa de tomate e a salsa.
Ferve e acrescenta uma das latas de leite de coco e metade do teu pó de caril. Deixa ferver e rela todo com ajuda de uma varinha.

Acrescenta o teu frango desfiado e vai mexendo. Se tiver pouca calda, acrescenta mais um pouco de leite de coco e lentamente o restante caril. Tempera com sal e deixa cozinhar uns 20 minutos. 
Está pronto a servir.


Acompanha com arroz branco, um salada verde e umas "chips" de cenoura cruas!!!



O caril deixa um cheiro bastante adocicado pela casa. Deve ser serviço quente e com um travo picante. Sem a malagueta não é a mesma coisa.

Da vossa
Ni...





Sem comentários:

Enviar um comentário